Páginas

NOSSAS VISITAS

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A INVEJA (POPULARMENTE CONHECIDA COMO OLHO GORDO)

O sentimento de inveja incomoda e corrói a autoestima da pessoa que carece das coisas que, na vida do outro, parecem acontecer com maior facilidade. E por não conseguir alcançar seus objetivos ou ser reconhecida naquilo que foi o sucesso do amigo, a pessoa invejosa se recusa a celebrar a conquista daquele que, na alegria, veio partilhar suas vitórias. Tomada por um “mix” de sentimento, que vai do ciúme à inveja, passando pelo orgulho, a pessoa tomada por esse sentimento não consegue comemorar a alegria do outro sem ocultar o seu desdém.
Tudo aquilo que se referir à pessoa bem-sucedida, o invejoso terá alguma coisa para contradizê-la, na intenção de desviar o foco da conversa ou ofuscar a imagem dela com comentários ácidos. Como pecado capital, essa fraqueza se desdobra em outros sentimentos; multiplicando-se em manifestações de ingratidão, raiva e destrato por alguém que nada lhe fez nem lhe causou prejuízo algum. É bom que se saiba que nada se consegue sem esforço e nenhuma conquista é atribuída ao acaso. Se alguém recebe elogios ou se destaca no local de trabalho, tudo isso é resultado de muito trabalho e dedicação, por meio dos quais o “vitorioso” colhe os frutos da sua competência na realização de seus planos. enquanto o invejoso sempre amarga o fracasso de suas mal sucedidas iniciativas.
Naturalmente o invejoso sofre mais do que o invejado, que na maior parte das vezes não sabe que incomoda tanto. O invejoso perde grande oportunidade de participar da festa e conviver dentro da sua tenda do amor, com o que há de melhor no banquete da convivência. Fica na esparrela, enlameado e sufocado. Diz o que não sente porque não se dá ao luxo de sentir. Está sujo demais para conhecer a si mesmo.”

Nenhum comentário: