Páginas

NOSSAS VISITAS

domingo, 5 de setembro de 2010

Tamanho do Coração e resistencia


O TAMANHO DO CORAÇÃO AFETA A RESISTÊNCIA?
“Um fator mais importante é quão rapidamente o seu coração pode bombear o sangue para seus músculos, e isso é determinado pela força de seu músculo cardíaco”.


Que teste de laboratório é a melhor predição dos tempos de finalização para uma corrida de 100 Km (62 milhas), ou mais de duas vezes a distância de uma maratona? Um estudo feito em Yokohama, Japão, sugere que este teste é o ecocardiograma para medir as dimensões de sua câmara ventricular esquerda ( British Journal of Sports Medicine, Volume 40, 2006), o qual determina quanto sangue o seu coração pode bombear a cada batimento. Espera-se prever com isso o quão rápido você pode correr distancias curtas nas quais você precisa se mover tão rapidamente que o fator limitante é a falta de oxigênio. Esse estudo é surpreendente, porque a maioria dos atletas acredita que o principal fator limitante para correr distâncias muito longas é a quantidade de combustível que você possa armazenar em seus músculos.

Agora nós sabemos que os fatores limitantes para competições de ultra-resistência são semelhantes àqueles para distâncias mais curtas: o tempo que é necessário para transportar oxigênio no sangue desde seus pulmões até os seus músculos. Isso é determinado pela quantidade de sangue que seu coração pode bombear e quanto de oxigênio o seu sangue pode transportar. Uma vez que 98% do oxigênio em seu sangue é transportado pela hemoglobina nas células vermelhas, quanto mais alta for a contagem de células vermelhas, mais oxigênio será possível circular. Entretanto, um fator mais importante é quão rapidamente o seu coração pode bombear o sangue para seus músculos, e isso é determinado pela força de seu músculo cardíaco. Quanto mais longa a distância e maior a intensidade do treino, no caso da corrida, mais forte será seu coração. Isso significa ter um ventrículo esquerdo mais espesso.

Os corredores que corriam mais milhas em seus treinamentos possuíam um coração mais fortalecido e os melhores tempos de finalização. Então, se você quer competir em qualquer esporte que requeira resistência extrema, você precisa despender um bom tempo treinando, assim como também terá que se exercitar com bastante intensidade uma ou duas vezes por semana para fortalecer seu coração.

As opiniões do Dr. Mirkin e as referências citadas tem propósito apenas informativo, e não pretendem diagnosticar ou prescrever. Para diagnostico e tratamento específico, consulte o seu médico ou profissional de saúde.

Nenhum comentário: