Páginas

NOSSAS VISITAS

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A mulher Atleta,e treinos intensos


A Tríade de Mulher Atleta

As mulheres praticam atividades esportivas semelhantes aos homens. Porém a prática do exercício físico demasiadamente intenso durante os treinos e competições contribuem para o surgimento de problemas específicos para as mulheres.

Distúrbios alimentares e alterações no ciclo menstrual são as mais freqüentes alterações relatadas por mulheres atletas. Essas mulheres, geralmente, são praticantes de modalidades esportivas que necessitam de grande exigência física como por exemplo as ginásticas rítmicas e a artística, o atletismo de fundo, a patinação artística, bailarinas. Menor incidência destes distúrbios são encontrados em atletas do ciclismo de estrada e mountain bike. Alterações bruscas na composição corporal e também nos hábitos alimentares podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como a anorexia e a bulimia nervosas, associando-se a alterações menstruais e ósseas.

Na década de 80 surgiu o termo “tríade da mulher atleta” que englobava três problemas interrelacionados: doenças do comportamento alimentar, disfunçoes menstruais e osteoporose.

Diversos aspectos relacionados ao ambiente esportivo podem ser responsáveis pelo surgimento ou pelo desenvolvimento destas doenças em atletas predispostas. Características da personalidade das jovens (perfeccionistas, competitivas e superprotegidas pela família) e a procura de um corpo magro, podem condicionar a escolha da modalidade em que estes aspectos são mais valorizados.

Os fatores psicológicos relacionados com a prática de uma determinada modalidade também contribuem par o surgimento dessas doenças. As cobranças exercidas pelos treinadores, patrocinadores e familiares são muito grandes. Os treinos e os níveis de rendimento esportivo exigidos muitas vezes são muito elevados, obrigando as atletas a treinarem muitas horas por dia, praticante durante todos os dias da semana.

Outro aspecto relacionado a essas doenças é o pouco conhecimento de nutrição também pode contribuir com o agravamento deste quadro. Na prática as atletas adotam dietas altamente restritivas e desequilibradas, que causam problemas físicos e psíquicos às atletas.

A prevenção e o tratamento destas situações passa pela redução das cargas de treinamento e pelo aumento da ingestão calórica diária dessas atletas. Em alguns casos mais severos o médico pode recorrer a uma terapia de substituição hormonal, com estrogeno e progesterona em baixas doses, com vista a prevenir a desmineralização óssea. A suplementação de cálcio também é fundamental no tratamento dessas situações.

A tríade da mulher atleta ainda não esta totalmente esclarecida, mas apesar de se conhecer a sua real prevalência, todas as suas conseqüências e malefícios para a saúde das atletas, começa a existir uma preocupação crescente por parte das atletas, treinadores e profissionais da saúde. A melhor forma de minimizar os seus malefícios é através de uma identificação e tratamento precoces.

Em vista disso, cabe aqui um importante papel aos treinadores e familiares, no sentido de conhecerem os sinais e sintomas de alerta precoce e encaminharem a atleta rapidamente para uma equipe de profissionais da saúde especializada nestas situações.



data 06/02/2008

Colunista

Hélio Antônio Correa de Souza, Formado em Esporte pela Universidade de São Paulo (USP) Mestre pelo Instituto de Ciências Biomédicas (USP) Preparador físico de diversos atletas da elite do ciclismo de estrada e do mountain bike Dentre os títulos como preparador físico estão o campeonato Brasileiro de Mountain bike, a copa internacional, o campeonato brasileiro de contra-relógio, o campeonato paulista de ciclismo dentre outros. Contato para tirar suas dúvidas: helioesporte@ig.com.br - Blog: http://professorheliosouza.blogspot.com/
retirado de : amigos da bike .com.br

Nenhum comentário: