Páginas

NOSSAS VISITAS

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

COMO É MANTIDA A IGNORÂNCIA DE UM POVO,

10 Estratégias de Manipulação

  • Noam Chomsky
  • Avram Noam Chomsky é um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. É professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Seu nome está associado à criação da gramática gerativa transformacional. Wikipédia
  • Avram Noam Chomsky é um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. É professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenómenos da linguagem com uma crítica do behaviorismo, nos quais a linguagem é conceitualizada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, contribuem decisivamente para a formação da psicologia cognitiva, no domínio das ciências humanas.
    Noam Chomsky desenvolveu a lista das "10 estratégias de manipulação” dos princípios sociais e econômicos de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios de comunicação para a manipulação.

    1. A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO
    O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas.
    A técnica é a do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações sem importância.
    A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.


    "Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, atraída por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar."
    (Citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

    2. CRIAR PROBLEMAS E DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES:
    Este método também é chamado:
    “PROBLEMA--> REAÇÃO--> SOLUÇÃO”.
    Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o suplicante das medidas que se deseja fazer aceitar.
    Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizaratentados sangrentos, a fim de que o público seja o requerente de leis de segurança e políticas, em prejuízo da liberdade.

    Problema + Reação + Solução = Publico Indefeso = ESCRAVOS
    Ou também:
    Criar uma crise econômica para que o povo aceite como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.


    3. A ESTRATÉGIA DA GRADUALIDADE:

    Para fazer que se aceite uma medida inadmissível, basta a aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, num prazo ampliado.
    Dessa forma, as novas condições impostas, as mudanças radicais são aceitas sem provocar revoltas.


    4. A ESTRATÉGIA DO ADIAR:
    Outra maneira de provocar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura.
    É mais fácil aceitar um sacrifício futuro que um sacrifício imediato.

    Isto dá mais tempo ao cidadão para se acostumar à idéia da mudança e de aceitar com resignação quando chegar o momento.
     Primeiro, porque o esforço não é imediato. Segundo, porque a massa, ingenuamente crê que “amanhã tudo irá melhor” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado.


    5. DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIATURAS DE POUCA IDADE: 
    A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonações particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse uma criatura de pouca idade ou um deficiente mental. 


    Quanto mais se tende procurar enganar o espectador, mais se tende a adotar um tom infantil. Por quê?

    “Porque dirigir-se a uma pessoa como se tivesse 12 anos ou menos, tenderá, por sugestão, aadotar respostas ou reações mais infantis e desprovidas de sentido crítico”.


    6. UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS QUE A REFLEXÃO:
    Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para gerar um "curto-circuito" na análise racional, e neutralizar o sentido critico dos indivíduos.  

    Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir a determinados comportamentos.


    7. MANTER O POVO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE:
    Fazer com que o público seja incapaz de compreender a tecnologia e métodos utilizados para seu controle e escravidão.

    “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distancia entre estas e as classes altas permaneçam inalterada no tempo e seja impossível alcançar uma autêntica igualdade de oportunidades para todos.”



    8.ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE COM A MEDIOCRIDADE
    Fazer crer ao povo que está na moda à vulgaridade, a incultura, o ser mal falado ou admirar personagens sem talento ou mérito algum, o desprezo ao intelectual, o exagero do culto ao corpo e a desvalorização do espírito de sacrifício e do esforço pessoal.
    As Paniquetes.. e é bunda pra todo o lado....

    9. REFORÇAR O SENTIMENTO DE CULPA PESSOAL:
    Fazer crer ao individuo que ele é o único culpado de sua própria desgraça, por insuficiência de inteligência, de capacidade, de preparação ou de esforço.
    Assim, em lugar de rebelar-se contra o sistema econômico e social, o individuo se desvaloriza , se culpa, gerando em si um estado depressivo, que inibe sua capacidade de reagir. E sem reação, não haverá revolução.

     10. CONHECER OS INDIVÍDUOS MELHOR DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM:
    Nos últimos 50 anos, os avanços da ciência geraram uma crescente BRECHA entre os conhecimentos do público e aqueles utilizados pelas elites dominantes.

    Graças à biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada, o Sistema tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicológica.
    "Obedeça!"
    Sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que ele se conhece.  
    Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um maior controle e poder sobre os indivíduos, superior ao que pensam que realmente tem.

    Nenhum comentário: