Páginas

NOSSAS VISITAS

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

OBESIDADE INFANTIL


A Obesidade Infantil Já Atinge Cerca de 10% das Crianças Brasileiras

O Que é Obesidade



A obesidade é uma enfermidade crônica que se acompanha de múltiplas complicações, caracterizada pela acumulação excessiva de gordura em uma magnitude tal que compromete a saúde, explica o Consenso Latino Americano em Obesidade. Entre as complicações mais comuns está o diabete mellitus, a hipertensão arterial, as dislipidemias, as alterações osteomusculares e o incremento da incidência de alguns tipos de carcinoma e dos índices de mortalidade.

A obesidade é ainda o resultado de ingerir mais energia que a necessária. Não há dúvidas que este consumo excessivo pode iniciar-se em fases muito remotas da vida, nas quais as influências culturais e os hábitos familiares possuem um papel fundamental. Por isso dizemos que a obesidade possui fatores de caráter múltiplo, tais como os genéticos, psicosociais, cultural-nutricionais, metabólicos e endócrinos. A obesidade, portanto, é gerada pela interação entre fatores genéticos e culturais, assim como familiares.

Ainda de acordo com o Consenso, existe uma clara tendência entre os membros de uma mesma família possuírem um índice de massa corporal (IMC) similar. São várias as publicações científicas que demonstraram uma correlação entre o IMC de pais e filhos, o que sugere que, provavelmente, tanto os genes como um ambiente familiar compartilhado, contribuem ao desenvolvimento da obesidade.

Também há uma correlação da obesidade infantil com a obesidade dos pais.A partir dos 3 anos de idade,quando um dos pais é obeso o risco da criança vir a ser obesa é de 25% a 50%,quando mãe e pai são obesos o risco pode chegar a 100%.Isso se deve ao comportamento alimentar absorvido pela crianças em relação ao comportamento alimentar dos pais,que em geral é hipercalórico,rico em açúcares e gorduras.


O tratamento para obesidade infantil consiste em:

1-Mudanças do estilo de vida
2-Suporte Psicológico
3-Orientação Alimentar
4-Apoio Familliar
5-Atividade fisica intensa

**Busque sempre ajuda profissional de nutricionistas,médicos e psicólogos!!!


Nenhum comentário: