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segunda-feira, 2 de abril de 2012

PORQUE AS AUTORIDADES NÃO FAZEM? ISTO SALVA VIDAS DE PAIS DE FAMÍLIA

Sugestões de implementações de Tráfego Compartilhado



foi apresentada no blog da postagem, duas sugestões de implementações de Tráfego Compartilhado, bastante comuns em outros países, principalmente na América do Norte. Fica a sugestão para análise do CONTRAN.


Sinalização de Tráfego Compartilhado

Fonte: City of Baltimore Department of Transportation
A primeira sugestão, de sinalização de tráfego compartilhado (figura acima), me agrada muito, pois é simples de ser implementada, barata quando comparada com outras intervenções e contempla vários propósitos muito importantes:

(1) alertar os demais usuários do sistema viário para a possibilidade de tráfego de ciclistas;

(2) alertar outros usuários do sistema viário para a largura que os ciclistas ocupam na via - a largura da sinalização indica a largura ocupada pelo ciclista;

(3) ajudar os condutores de bicicleta a se posicionarem de modo a não incentivar motoristas a tentarem trafegar imediatamente ao lado dos ciclistas, nos casos onde a largura das faixas não permite tal manobra.
Determinados ciclistas, por receio de sofrer acidentes, se mantêm o mais próximo possível da lateral da via. Isso pode, em alguns casos, especialmente onde a largura da faixa quase permite que um veículo motorizado trafegue ao lado de um ciclista, fazer com que determinados motoristas se enganem e tentem realizar essa manobra, apresentando dessa forma risco ou mesmo ocasionando um acidente;

(4) deixar mais evidente, aos motoristas, se é possível ou não trafegar ao lado do ciclista na mesma faixa, incentivando assim a ultrapassagem segura de veículos motorizados;

(5) ajudar os condutores de bicicleta a se posicionarem de modo a diminuir a chance de acidente com abertura de portas de veículos estacionados na via (paralelo à guia);

(6) reduzir a incidência de tráfego de bicicletas no sentido contrário ao determinado na via;

(7) servir de advertência no término de ciclofaixas ou acostamentos pavimentados, sendo aplicada na área de transferência entre a área segregada e a área compartilhada;

(8) servir de advertência em trechos onde um determinado obstáculo impossibilite que o ciclista continue trafegando no acostamento, auxiliando o ciclista a se posicionar na via e a alertando os demais usuários do sistema viário que nesse trecho os ciclistas precisam sair do acostamento.

Fonte: Adaptada de Maryland Department of Transportation State Highway Administration
A figura acima representa um esquemático com sugestão de posicionamento da sinalização de tráfego compartilhado ao lado de faixa de estacionamento paralelo à guia.

Faixa Larga
Outra forma de organizar o espaço do tráfego é a adoção de faixas da direita com largura maior que as demais (wide curb lanes). Estas estruturas cicloviárias também são relativamente fáceis de serem implantadas.

Fonte: Hunter.
Alguns trabalhos sugerem que a faixa larga (termo que adotei), deva ter largura de, no mínimo 4,2 metros, mas menos que 4,8 metros, pois larguras maiores que essa podem encorajar que ela seja ocupada por 2 veículos motorizados, trafegando lado a lado.

Fonte: Oregon Department of Transportation.
A figura abaixo representa um esquemático exemplificando uma alteração de largura de faixas de rolamento, através de aplicação de nova sinalização horizontal, de modo a possibilitar a criação de uma faixa larga.

Fonte: Adaptada de Oregon Department of Transportation.

Uma desvantagem da faixa larga é que ela pode estimular o aumento da velocidade dos veículos motorizados. Uma maneira de desestimular esse aumento seria a implantação da faixa larga conjugada com o símbolo de tráfego compartilhado.
Outra maneira seria a implantação de medidas de moderação de tráfego (traffica calming), em determinados pontos da via, similar á apresentada na figura abaixo.


Fonte: Danish Road Directorate

- CITY OF BALTIMORE DEPARTMENT OF TRANSPORTATION. Bicycle facility design guide: Draft. [2005?].
- DANISH ROAD DIRECTORATE. Collection of Cycle Concepts. Danish Road Directorate, 2000.
- HUNTER, W.W. A comparative analysis of bicycle lanes versus wide curb lanes: final report: FHWA-RD-99-034. Mc Lean: Office of Safety and Traffic Operations Research & Development - Federal Highway Administration, 1999.
- MARYLAND DEPARTMENT OF TRANSPORTATION STATE HIGHWAY ADMINISTRATION. Maryland SHA bicycle and pedestrian design guidelines. [2006?].
- OREGON DEPARTMENT OF TRANSPORTATION. Oregon bicycle and pedestrian plan. Salem: Oregon Department of Transportation, 1995.
 
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