Sugestões de implementações de Tráfego Compartilhado
foi apresentada no blog da postagem, duas
sugestões de implementações de Tráfego Compartilhado, bastante comuns em outros
países, principalmente na América do Norte. Fica a sugestão para análise do
CONTRAN.
Sinalização de Tráfego
Compartilhado
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Fonte: City of Baltimore Department of Transportation |
A primeira sugestão, de
sinalização de tráfego compartilhado (figura acima), me agrada muito, pois é
simples de ser implementada, barata quando comparada com outras intervenções e
contempla vários propósitos muito importantes:
(1) alertar os demais
usuários do sistema viário para a possibilidade de tráfego de
ciclistas;
(2) alertar
outros usuários do
sistema viário
para a largura
que os ciclistas
ocupam na via - a largura da sinalização indica a largura ocupada pelo
ciclista ;
(3) ajudar os
condutores de bicicleta a se
posicionarem de modo a
não incentivar
motoristas a tentarem trafegar
imediatamente ao lado
dos ciclistas , nos
casos onde a
largura das faixas
não permite tal
manobra.
(4) deixar mais evidente, aos motoristas, se é
possível ou não trafegar ao lado do ciclista na mesma faixa, incentivando assim
a ultrapassagem segura de veículos motorizados;
(5)
ajudar os condutores de
bicicleta a se posicionarem de
modo a diminuir a
chance de acidente
com abertura de
portas de veículos
estacionados na via (paralelo à
guia );
(6) reduzir
a incidência de
tráfego de bicicletas
no sentido contrário
ao determinado na
via ;
(7)
servir de advertência no
término de ciclofaixas
ou acostamentos
pavimentados, sendo aplicada na área de
transferência entre a
área segregada e a
área compartilhada;
(8)
servir de advertência
em trechos
onde um
determinado obstáculo
impossibilite que o
ciclista continue trafegando no
acostamento, auxiliando o ciclista a se posicionar na via e a alertando
os demais usuários do sistema viário que nesse trecho os ciclistas precisam sair
do acostamento.
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Fonte: Adaptada de Maryland Department of Transportation State Highway Administration |
A
figura acima representa um esquemático com sugestão de posicionamento da
sinalização de tráfego compartilhado ao lado de faixa de estacionamento paralelo
à guia.
Faixa Larga
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Fonte: Hunter. |
Alguns trabalhos sugerem que
a faixa larga (termo que adotei), deva ter largura de, no mínimo 4,2
metros, mas menos que 4,8 metros, pois larguras maiores que essa podem encorajar
que ela seja ocupada por 2 veículos motorizados, trafegando lado a
lado.
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Fonte: Oregon Department of Transportation. |
A figura abaixo representa
um esquemático exemplificando uma alteração de largura de faixas de rolamento,
através de aplicação de nova sinalização horizontal, de modo a possibilitar a
criação de uma faixa larga.
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Fonte: Adaptada de Oregon Department of Transportation. |
Uma desvantagem da faixa
larga é que ela pode estimular o aumento da velocidade dos veículos
motorizados. Uma maneira de desestimular esse
aumento seria a implantação da faixa larga conjugada com o símbolo de tráfego
compartilhado.
Outra maneira seria a implantação de medidas de moderação de tráfego (traffica calming), em determinados pontos da via, similar á apresentada na figura abaixo.
Outra maneira seria a implantação de medidas de moderação de tráfego (traffica calming), em determinados pontos da via, similar á apresentada na figura abaixo.
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Fonte: Danish Road Directorate |
-
CITY OF BALTIMORE DEPARTMENT OF TRANSPORTATION. Bicycle facility design guide:
Draft. [2005?].
-
DANISH ROAD DIRECTORATE. Collection of Cycle Concepts. Danish Road Directorate,
2000.
- HUNTER, W.W. A comparative
analysis of bicycle lanes versus wide curb lanes: final report: FHWA-RD-99-034.
Mc Lean: Office of Safety and Traffic Operations Research & Development -
Federal Highway Administration, 1999.
- MARYLAND DEPARTMENT OF
TRANSPORTATION STATE HIGHWAY ADMINISTRATION. Maryland SHA bicycle and pedestrian
design guidelines. [2006?].
- OREGON DEPARTMENT OF
TRANSPORTATION. Oregon bicycle and pedestrian plan. Salem: Oregon Department of
Transportation, 1995.
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