Páginas

NOSSAS VISITAS

sábado, 24 de março de 2012

DECISÕES, PORQUE SÃO TÃO COMPLICADAS?



A nossa vida é uma seqüência infinita de decisões. A cada instante, para viver, cada um de nós tem que tomar decisões, com graus variados de importância, que passam a modelar o nosso comportamento de forma marcante, gerando conseqüências para os outros e para nós mesmos, automaticamente, pois que o homem não vive isoladamente, mas em sociedade, com dependência de uns para com os outros. É o uso do livre-arbítrio, da liberdade de viver, que Deus sabiamente nos concede.

O ato decisório está intimamente ligado às escolhas seletivas que fazemos nas ações de cada segundo. Abrange pequenas e grandes coisas como, por exemplo, decidir (escolher) o tipo de alimento que vamos ingerir nas refeições do dia a dia; o tipo de condução que vamos utilizar para ir de casa para o trabalho (ônibus, táxi, trem ou metrô), ou se vamos ou não casar dom determinada pessoa; se vamos abraçar esta ou aquela carreira profissional, e assim por diante. Tomada a decisão, escolhido o que vamos fazer, só nos resta aguardar as conseqüências dos nossos atos, que um dia virão.

Algumas decisões são tomadas quase que instintivamente, sem sequer nos apercebermos que estamos decidindo, ou seja, fazendo uma escolha.

Doutras vezes, a decisão é complexa e, por isso mesmo, causa em nós preocupações sérias, podendo causar estresse e não raras vezes depressão, por não conseguirmos descobrir, de imediato, qual a melhor decisão.

Talvez isto não tenha nada a ver com o ciclismo, mas são reflexões do que acontece no dia a dia de cada um. esperamos sempre decidir pelo que seja melhor, pena que as decisões não nos permitem  antever se foi tomada de maneira certa ou não. devemos  esperar no criador para que sejam sempre as certas embora aos nossos  olhos nem sempre assim as vemos.

Fonte: adaptada de Nelson Oliveira e Souza "Decisões"

Nenhum comentário: