Quando se fala em velódromos, ciclismo de pista e competições no gênero os administradores públicos e até mesmo alguns dirigentes esportivos dizem " Não há demanda para o ciclismo de Pista".
"ÊTA FARTA DE CURTURA", uma famosa marca de biscoitos diz "TOSTINES É FRESQUINHO PORQUE VENDE MAIS OU VENDE MAIS PORQUE É FRESQUINHO",.
Num país em que há cultura, as demandas são criadas quando se percebe a necessidade.
"ÊTA FARTA DE CURTURA", uma famosa marca de biscoitos diz "TOSTINES É FRESQUINHO PORQUE VENDE MAIS OU VENDE MAIS PORQUE É FRESQUINHO",.
Num país em que há cultura, as demandas são criadas quando se percebe a necessidade.
Detalhes técnicos do projeto do Velódromo:
Detalhes técnicos:
Extensão da pista: 250 metros de contorno por 11 de largura, sendo 7 metros para a corrida e outros 4 metros como área de segurança.
Ângulo de inclinação nas curvas: de 13 a 42 graus (confirmar com a CBC)
Ângulo de inclinação nas curvas: de 13 a 42 graus (confirmar com a CBC)
Espaço para o público: até 3 mil expectadores em arquibancada de alvenaria.
Infra estrutura do velódromo:
- banheiros;
- box para equipes;
- dependências da secretaria;
- torre de controle e cronometragem;
- vestiários e sanitários para atletas;
- salas de arbitragem;
- depósitos;
- túnel de acesso.
Infra estrutura do conjunto arquitetônico auxiliar:
- posto de segurança da Guarda Civil Metropolitana
- base da Polícia Militar
- mirante do Quero-Quero (o quinto da orla da lagoa)
- bancos em alvenaria
- espaço para comércio ambulante regulamentado
Infra estrutura viária (ampliações e duplicações)
- duplicação de 450 metros da Avenida Otacílio Negrão de Lima entre a rotatória de acesso ao Xangrilá até a nova rotatória de acesso ao Braúnas.
Está exibida na cor preta no croqui acima, e é previsto a inclusão dos 2 pontos de ônibus que já existem, com alargamento adicional na pista no local desses pontos; - criação da nova rotatória de acesso ao Braúnas, onde atualmente é uma esquina com alto índice de acidentes e cruzamento de ônibus e demais veículos;
- duplicação de 350 metros da Avenida Otacílio Negrão de Lima (trecho exibido em vermelho no croqui acima) para criação de uma terceira faixa de rodagem, faciliitando o acesso de quem vem da região da Toca da Raposa e segue no sentido Xangrilá / Museu. Dessa forma, os congestionamentos de fim de semana na entrada do Zoológico não existirão mais, e o ciclista que utiliza o asfalto terá mais segurança nesse trecho que tem o trânsito mais perigoso.
O motorista que vem da Toca da Raposa e precisar entrar no Zoológico ou na Av. Antônio Francisco Lisboa não acessará a nova terceira faixa, continuará pela pista existente.
Investimento necessário
Valor estimado para sua construção do velódromo, das melhorias viárias e dos projetos arquitetônicos: R$ 10.000.000,00
Valor estimado para sua construção do velódromo, das melhorias viárias e dos projetos arquitetônicos: R$ 10.000.000,00
Fonte de Recursos:
Estado de MG e Prefeitura de BH.
Pode ser encaixado no PAC ou pacote de infra-estrutura da cidade para a copa de 2014, pois o velódromo não é estádio de futebol e faz parte do conjunto de melhorias no Bairro, que será beneficiará toda a população após a Copa de 2014.
Estado de MG e Prefeitura de BH.
Pode ser encaixado no PAC ou pacote de infra-estrutura da cidade para a copa de 2014, pois o velódromo não é estádio de futebol e faz parte do conjunto de melhorias no Bairro, que será beneficiará toda a população após a Copa de 2014.
Prazo de entrega
Tempo estimado para construção de todo o complexo:
2 anos (2011 a 2013).
Tempo estimado para construção de todo o complexo:
2 anos (2011 a 2013).
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