Páginas

NOSSAS VISITAS

domingo, 11 de dezembro de 2011

ALIMENTOS CONTAMINADOS COM AGROTOXICOS


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou no dia 15 de abril, um alerta sobre a contaminação de agrotóxicos nos alimentos vendidos nos supermercados. Por meio de um estudo, foram avaliadas 17 variedades de frutas, verduras e legumes. Das 1.173 amostras coletadas, 15,29% estavam irregulares quanto aos resíduos de agrotóxicos.
Este fato nos faz refletir sobre a importância das frutas e verduras em nossa saúde, desde que obviamente sejam seguros para o consumo. É uma pena saber que alimentos que deveriam ser fonte de saúde estão contaminados. Saber também que a grande maioria da população não tem acesso aos alimentos orgânicos.
Os resultados insatisfatórios referem-se tanto à quantidade de resíduos, excedendo os limites máximos permitidos, como à presença de agrotóxicos não autorizados.
A fiscalização não é feita na frequência necessária. Em 2008, a Anvisa teve de passar por uma batalha judicial para poder continuar o trabalho de reavaliação do uso de agrotóxicos. Foi necessário derrubar liminares favoráveis às empresas, que impediam a avaliação de seus produtos. Na minha opnião as análise deveriam ser feitas a cada lote e não anualmente.


O pimentão foi o alimento que apresentou o maior índice de irregularidades, presentes em 64% das amostras analisadas. Depois dele vêm morango, cenoura e uva, com índices de irregularidades superiores a 30%.
A boa notícia trazida pelo estudo foi que as irregularidades encontradas foram menores que aquelas verificadas no estudo anterior. O tomate, por exemplo, baixou de 44,72% para 18,27%, entre 2007 e 2008, enquanto que a batata caiu de 22% para 2%, no mesmo período. A banana foi de 6,53% para 1,03%. Outros itens como arroz, feijão, manga, batata, banana, cebola e maçã, não tiveram irregularidades em mais de 4,5% da amostra.
Para prevenir a ingestão excessiva de agrotóxicos, devem-se lavar muito bem, em água limpa e corrente, frutas, verduras e legumes, e deixá-los de molho em uma solução de hipoclorito de sódio. A lavagem deve então ser repetida. O problema é que esse procedimento retira apenas pequena quantidade dos agrotóxicos.
Uma saída mais segura, pelo menos até que se prove o contrário, é adquirir os alimentos orgânicos, infelizmente privilégio para poucos.
Outra dica é dar preferência a produtos de época, que geralmente contêm menos resíduos de agrotóxicos. Uma dica que dou aos meus pacientes é a seguinte; se você encontrar no supermercado aquela fruta linda e de cor viva, se não estiver em sua época, fuja!

Nenhum comentário: